Hidrosfera


Go to content

Carneiro Hdráulico

PROJETOS > FAZER EM CASA

"CARNEIRO HIDRÁULICO"

Se possui um curso de água junto a sua casa ou terreno agrícola mas o desnível do terreno não permite que a água chegue onde quer, então aqui está a solução mais barata e... por incrível que pareça:

funciona sempre e sem qualquer gasto energético!




A bomba de "carneiro" foi inventada por John Whitehurst em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar.
A partir desta invenção os irmãos franceses
Montgolfier tornaram o aparelho automático.



O nome de "carneiro" tem origem num aparelho de guerra da Idade Média, constituído por uma tora de madeira reforçada com uma cabeça de carneiro de metal numa de suas extremidades -
também conhecido por ariete, e era usado para derrubar muralhas e portões. O "carneiro" movia-se para a frente e para trás por ação da força humana.


A bomba de "carneiro" ou "
carneiro hidráulico" ou ainda "bomba de ariete" funciona usando a pressão do ar e o fenómeno do "golpe de ariete", que resulta na alteração brusca de pressão da água num tubo. Através do uso de algumas peças simples, tubos e válvulas, é possível criar este sistema que bombeia água a uma altura considerável sem recurso a qualquer fonte de energia externa.




VANTAGENS:
- sem gasto energético
- pouca manutenção
- construção barata
- sempre em funcionamento


DESVANTAGENS:
- necessita de, pelo menos, um desnível de água de 2 metros
- necessita de água corrente, sem interrupção
- bombeia apenas cerca de 20% da água que nele circula






CONSTRÓI O TEU "CARNEIRO HIDRÁULICO"



É fácil e pouco dispendioso construir o teu próprio "carneiro", observa com atenção os dois esquemas que apresentamos a seguir:




MANUAL DE MONTAGEM - Modelo 1

MANUAL DE MONTAGEM - Modelo 2




Back to content | Back to main menu